Your Cart 
 
30 anos de arquitetura

List Price: $25.00

Add to Cart
About the author:
Emanuel Dimas de Melo Pimenta (1957) tem sido considerado por muitos como um dos mais interessantes arquitetos, músicos, fotógrafos e artistas intermédia - de acordo com testemunhos escritos por John Cage, Ornette Coleman, Lucrezia De Domizio, Merce Cunningham, John Archibald Wheeler, René Berger, Dove Bradshaw, Daniel Charles, Phill Niblock ou William Anastasi entre outros.
Seus trabalhos estão incluídos em algumas das mais importantes coleções de arte e em instituições mundialmente reconhecidas como o Whitney Museum de Nova Iorque; o museu de arte contemporânea ARS AEVI, de Sarajevo; a Bienal de Veneza; o CyberArt Museum de Seattle; o Kunsthaus de Zurique, a coleção de arte contemporânea Durini; a Biblioteca Nacional de Paris; e o MART Museu de Arte Moderna de Rovereto e Trento entre outros.
Desenvolve arquitetura, urbanismo e música usando tecnologias de realidade virtual, ciberespaço e neurociências.
Seus trabalhos estão incluídos na Enciclopédia Universalis (Enciclopédia Britânica) desde 1991; no Sloninky Baker's Music Dictionary (Berkeley); na Cronologia da Música Clássica Ocidental de Charles Hall; no All Music Guide - The Expert's Guide to the Best Cds, na Wikipedia e no Babilon entre outros. Artigos sobre os seus trabalhos têm aparecido regularmente em diferentes jornais e revistas como The Wire, Ear, The New York Times, Le Monde, le Parisien, Liberation, O Estado de São Paulo, O Expresso, O Público, O Globo, Il Sole 24 Ore e la Reppublica entre outros.
No início dos anos 1980, Emanuel Pimenta cunhou o conceito de arquitetura virtual, mais tarde amplamente usado como disciplina em universidades de todo o mundo. Entre os seus desafiadores projetos há a famosa ilha flutuante para Lisboa, Portugal; uma ilha flutuante experimental para o Lago Maggiore, na Suíça; o edifício Symmetrion em Budapeste, Hungria; e o Museu do Desenho do Tempo em Trancoso, Portugal.
No final dos anos 1980, ele publicou o primeiro livro em todo o mundo sobre arquitetura virtual.
Em 1981 ele deu início à elaboração de Woiksed - o primeiro planeta virtual do mundo, antecipando o Second Life em cerca de vinte anos. Em 1994, ele recebeu um prêmio europeu por esse projeto.
Nos anos 1990, ele foi curador das primeiras exposições em todo o mundo sobre arquitetura virtual.
Vive entre Locarno, Suíça, que é a sua residência principal, Nova Iorque e Lisboa. Seu website é o www.emanuelpimenta.net.

30 anos de arquitetura
 

Authored by Emanuel Dimas de Melo Pimenta

Emanuel Dimas de Melo Pimenta (1957) começou a trabalhar com projetos de arquitetura e urbanismo - muitos deles experimentais - ainda no início dos anos 1980, quando cunhou o conceito de "arquitetura virtual", como método de projeto, e lançou Woiksed: o primeiro planeta virtual do mundo, antecipando o Second Life em cerca de vinte anos. Entre 1980 e 2011, Emanuel Pimenta lançou vários projetos revolucionários, como uma ilha flutuante para a cidade de Lisboa, um museu do tempo ao lado de um castelo medieval na Península Ibérica e, em 2011, lançou Kairos - o primeiro projeto de arquitetura para o espaço sideral, num edifício orbital. O livro "30 anos de arquitetura" apresenta sessenta dos seus projetos através de dezenas de ilustrações e um texto sobre "arquitetura virtual". Premiado internacionalmente, Emanuel Pimenta revela nas suas obras uma intensa relação com o pensamento de Richard Buckminster Fuller, Paolo Soleri entre outros.


Publication Date:
2011-12-03
ISBN/EAN13:
1468020498 / 9781468020496
Page Count:
440
Binding Type:
US Trade Paper
Trim Size:
8" x 10"
Language:
Portuguese
Color:
Black and White with Bleed
Related Categories:
Architecture / Individual Architects & Firms / General




Site Help Order Help Policies Contact